Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 25/07/2017, às 10h37
O que aprender com Google e Apple sobre produtividade do time?

Mesmo entre as grandes corporações, a produtividade ainda é um tema a ser explorado. Na vanguarda desse tema, empresas como Apple e Google estão um passo à frente das demais. Mas, afinal, o que podemos aprender com elas? Confira agora algumas lições para aumentar a produtividade do time!

Eliminar a burocracia desnecessária

Poucas coisas são mais frustrantes para os funcionários do que ter bastante trabalho a fazer e ser obrigado a passar horas em uma reunião improdutiva. Ou, ainda, precisar tomar uma decisão e ter que esperar pela palavra final de líderes que, frequentemente, não têm disponibilidade para tomar as decisões rapidamente. Por isso, as companhias líderes em produtividade eliminam toda a burocracia desnecessária. Reuniões, comunicações e interações internas são realizadas apenas se tiverem algum resultado prático. Os funcionários têm liberdade para tomar decisões e a liderança confia no julgamento da sua equipe.

Agrupar os melhores profissionais e priorizar a produtividade do time

A maioria das companhias tem o hábito de espalhar seus melhores talentos entre as várias áreas. Assim, cada equipe pode contar com alguns dos profissionais mais produtivos da empresa. Apple e Google, porém, têm uma metodologia diferente. Os maiores talentos são colocados para trabalhar em conjunto, formando uma equipe que se encarrega de realizar as atividades mais estratégicas para o sucesso do negócio. Além de trabalharem juntos, o rendimento coletivo é mais premiado do que o desenvolvimento pessoal. Ou seja, nenhum funcionário pode ter uma performance considerada excepcional, a menos que o trabalho do time inteiro seja classificado assim.

Inspirar pessoas

Pessoas inspiradas trabalham mais e melhor. Por isso, se você quiser aumentar a produtividade do time, terá que contar com líderes capazes de inspirar pessoas e que agem de acordo com o que pregam. Assim, eles se tornarão modelos a serem seguidos. A boa notícia é que essas habilidades também podem ser ensinadas a eles.

Recompensar de acordo com a performance

Algumas corporações ainda mantêm velhos hábitos de promover pessoas de acordo com o tempo de experiência ou pelo período em que estão na empresa. Essa é uma grande armadilha para a produtividade. Recompense seus colaboradores de acordo com a performance e eles se sentirão motivados a mostrar tudo que sabem.

Engajar pessoas e ajudá-las a manter o foco

Busque maneiras de engajar as pessoas para trabalhar com um objetivo comum. Escute o que seus funcionários têm a dizer e promova brainstormings para que eles também participem das decisões. Para manter o foco, o Google utiliza uma técnica conhecida como mindfulness, ou “atenção plena”. A técnica é descrita pelo engenheiro Chade-Meng Tan, no livro Search Inside Yourself. A ideia dessa estratégia é controlar o seu estado mental para que a sua mente mantenha o foco no presente e não deixe outros assuntos interferirem no que precisa ser realizado naquele momento. Portanto, para aumentar a produtividade do time um líder deve inspirar pessoas, confiar nelas, empoderá-las para tomar decisões, incentivar o trabalho em equipe e recompensar boas performances. Além disso, as distrações e burocracias desnecessárias precisam ser eliminadas.

Fonte: https://souldigital.com.br/blog/o-que-aprender-com-google-e-apple-sobre-produtividade-do-time

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com