Recife Sites - Agência Web
NOTÍCIAS
Publicado em 01/08/2017, às 13h28
O que você precisa saber sobre design de persuasão para aumentar as conversões do seu site?

O que é o design persuasivo e como ele funciona?

O design de persuasão — também conhecido como arquitetura da escolha — refere-se a uma abordagem do design ou modelo de projeto que utiliza o conhecimento científico para influenciar a ação das pessoas. Um bom exemplo de design de persuasão são os aparelhos da Apple que, mesmo não possuindo funcionalidades ou recursos exclusivos que justifiquem uma grande diferença no preço, ainda conseguem ter uma estética inegavelmente atraente e um imediato reconhecimento de marca que estimulam as vendas. Percebe como o design influencia o comportamento do consumidor nos aparelhos da Apple? Pois saiba que a mesma estratégia pode ser aplicada no site da sua empresa!

Quais são as melhores práticas?

Cabe ressaltar que essa metodologia deve influenciar de maneira positiva. Por isso, persuasão nunca pode ser confundida com coerção ou enganação. Assim, quando falamos de um site, o objetivo do design é atrair o consumidor pela estética somada à funcionalidade e levá-lo a tomar uma decisão previamente planejada — que atenda aos objetivos do negócio sem criar falsas ilusões para o consumidor. Para alcançar este objetivo, o design se une ao marketing para convencer o consumidor de que ele tem uma necessidade — mesmo que ela não exista de fato.

O que esperar dele?

O design de persuasão é uma ferramenta que pode ser utilizada para promover produtos no site de uma empresa com foco a mudar o pensamento e comportamento dos usuários que navegam em suas páginas. Ao criar necessidades que antes não existiam, o site conseguirá fazer com que o usuário mude a sua ação. Ou seja, um usuário que antes não tinha interesse em um produto, agora passa a desejá-lo. E, como resultado, a empresa alcançará muitas conversões.

Por que o design persuasivo precisa ser equilibrado com a experiência do usuário?

De nada adianta uma excelente estratégia de design de persuasão se a experiência do usuário não é levada em consideração. Imagine que você projetou ações persuasivas e o usuário começa a dar sinais de que vai mudar o comportamento. Em um certo momento, ele se convence de que precisa do produto exposto em seu site. No entanto, quando vai comprar, o site fica lento ou o sistema de pagamento não tem a opção que ele precisa. Frustrante tanto para você quanto para o usuário, certo? Por isso, a experiência do usuário precisa ser testada e levada em consideração e, assim, deve caminhar lado a lado com as estratégias do design persuasivo.

Vale a pena contar com uma agência especializada nas duas áreas?

Como já explicamos a importância do design de persuasão estar alinhado à experiência do usuário, fica claro que, para a sua estratégia ter sucesso, é preciso contar com uma agência que domine as duas metodologias para a elaboração do site da sua empresa.

Assim, sem dúvida, o aumento das conversões será a consequência de uma estratégia bem elaborada e implementada por profissionais que dominam as duas áreas.

 

Recife Soluções Digitais LTDA - CNPJ: 19.889.400/0001-28 - Rua General Joaquim Inácio, 830 - Sala 212 - Edf. The Plaza - Ilha do Leite - Recife - PE - (81) 3127.0101 - contato@recifesites.com